Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim do Mar é uma pequena aldeia rural e piscatória a baixo das escarpas de 400 m de altura na costa sudoeste da Ilha da Madeira. O projeto é situado na vertente noroeste, com uma deslumbrante vista ao longo da costa e para a aldeia vizinha.
A paisagem rural deste sítio e predominante na Madeira é marcada por socalcos, suportados por paredes em pedras de basalto, constituídas por variadas rochas do sítio, muitas vezes com tamanhos impressionantes. O terreno deste projeto é pequeno e incluí dois terraços em “L “adoçados com uma diferença altimétrica de 3m entre eles. O acesso é difícil o que fez com que o material tivesse de ser transportado à mão 50m de altura, e não foi possível trazer máquinas de escavação ao local.
Por estas razões manter as paredes existentes e tentar reduzir o movimento de terras, não foi apenas uma escolha formal mas também uma necessidade econômica.
O programa baseava-se na criação de dois pequenos Estúdios:
O apartamento do piso inferior desenvolve-se num espaço aberto com uma pequena cozinha, mesa de jantar e cama, quase completamente abertos para a vista mar. O muro de basalto pré-existente foi mantido no interior da casa de banho, permitindo um contato real com as rochas de grandes dimensões que lá existem e com as plantas típicas e musgos que ali crescem.
O apartamento do piso superior tem pé direito duplo com mezanino que se acede através de escadas em madeira e onde se localiza a cama com uma privilegiada vista para o mar. A escada, a pequena cozinha e arrumos foram concebidas de forma a funcionar como uma única peça de mobiliário, optimizando a utilização de um espaço principal de tão pequenas dimensões.
A forma da piscina baseia-se em dois círculos que se intersectam e está integrada numa parte do terreno que foi comprado posteriormente. Os jardins de agricultura biológica produzem fruta subtropical, ervas aromáticas e legumes e podem ainda ser utilizados pelos hóspedes.